AS 6 (SEIS) SOFT SKILLS MAIS DESEJADAS PELAS EMPRESAS
Muitos especialistas em recursos humanos afirmam que as soft skills, ou habilidades sociais, estão ganhando cada vez mais importância no mercado de trabalho. Mas, afinal, o que são essas habilidades?
As soft skills são competências que não estão ligadas diretamente ao cargo ou às funções específicas de uma pessoa. As que mais se destacam são:
- capacidade de comunicação;
- gestão de tempo;
- orientação para resultados;
- habilidades de resolução de problemas;
- capacidade de trabalhar em equipe;
- capacidade de liderança.
Apesar de não serem essenciais para o exercício de uma determinada função, as soft skills são muito importantes para o sucesso de uma carreira. Isso porque elas agregam valor às habilidades técnicas de uma pessoa.
Além disso, as soft skills facilitam o relacionamento da pessoa com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes. Dessa forma, elas ajudam a construir uma imagem positiva da pessoa no ambiente de trabalho.
Por isso, é importante que você saiba quais são suas soft skills e trabalhe para desenvolvê-las. Para isso, é necessário que você conheça bem seu perfil profissional.
Para descobrir quais são suas soft skills, responda às seguintes perguntas:
- Quais são as suas habilidades técnicas?
- Quais são as suas qualidades pessoais?
- Quais são as suas competências?
- Quais são os seus pontos fortes?
- Quais são os seus pontos fracos?
Depois de analisar as respostas, você vai conseguir identificar quais são suas habilidades sociais e trabalhar para desenvolvê-las.
Para ter sucesso na carreira, é importante ter as habilidades técnicas, mas é ainda mais importante ter as soft skills. Portanto, não deixe de desenvolvê-las!
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