COMO A GESTÃO DO TEMPO PODE TE AJUDAR

COMO A GESTÃO DO TEMPO PODE TE AJUDAR

Muitas pessoas têm a impressão de que não têm tempo suficiente para fazer tudo o que querem. No entanto, isso nem sempre é verdade. Gestão de tempo é uma habilidade que pode ser aprendida e praticada para aumentar a produtividade. A ideia é identificar as atividades que são mais importantes e eliminar ou reduzir as que não são.

Há diversos fatores para se considerar na hora de administrar o tempo. É preciso levar em conta o que é importante para cada pessoa e o que ela está disposta a sacrificar. Algumas pessoas preferem dedicar mais tempo ao trabalho e menos ao lazer, enquanto outras optam por ter uma vida mais balanceada.

“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.” /Carlos Drummond de Andrade

O primeiro passo para administrar bem o tempo é analisar a rotina e listar as tarefas que precisam ser feitas. Depois, é preciso estabelecer prioridades e tentar cumprir as tarefas de acordo com a importância que elas têm. Outro ponto importante é estabelecer metas e objetivos a longo prazo.

É preciso ter disciplina para administrar bem o tempo. Algumas pessoas preferem fazer uma lista de Tarefas a cumprir diariamente para não se perderem e outras se sentem mais à vontade organizando sua agenda semanalmente.

O importante é encontrar a forma que funciona melhor para cada pessoa e seguir o plano com determinação. É também importante ter em mente que as coisas nem sempre saem como planejadas e que é preciso estar preparado para aceitar mudanças.

Administrar bem o tempo é uma arte que pode trazer muitos benefícios. Quem aprende a utilizar bem seu tempo ganha mais produtividade, qualidade de vida e estabilidade financeira.

Sendo assim, para gerir projetos e tarefas diárias com mais eficiência, separamos 5 dicas importantes.

  1. Segundo o consultor de produtividade Michael Hyatt, é preciso estabelecer metas diárias e semanais. Dessa forma, você saberá exatamente o que precisa ser feito para atingir suas metas a longo prazo.
  2. Outra dica é dividir as tarefas em blocos de tempo. Por exemplo: dedique 1h30min às tarefas do trabalho, 30min às redes sociais e ao lazer.
  3. Para não se perder nas tarefas, crie uma lista de prioridades com as atividades mais urgentes e importantes. Planeje-se para eliminar os imprevistos: confira o tempo necessário para realizar cada atividade, reserve um horário na agenda para ela e marque os compromissos que podem interferir no seu planejamento.
  4. Tenha foco em uma única coisa por vez: quando estiver executando uma tarefa, mantenha a concentração no objetivo principal e evite distrações.
  5. Organize seu espaço de trabalho: separe os materiais que utilizará naquela tarefa, organize as pastas e documentos por tema e mantenha o ambiente limpo e organizado.

Ter uma boa gestão de tempo e produtividade pode não ser uma tarefa fácil. Seja na área de tecnologia ou em outras, o tempo corrido é nosso grande inimigo. Espero que com essas dicas você possa começar a refletir sobre a importância de se organizar e dar prioridade ao que realmente e importante para você. 

De 0 a 10, qual a nota que você se da sobre a sua gestão de tempo? 
Das dicas acima qual você adotaria para melhor gerir o seu tempo?
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Comentários

1- A estratégica que eu mais gostei foi como ter uma boa "Gestão de Tempo", pode implicar na nossa produtividade e pode também não ser uma tarefa fácil. Seja na área de tecnologia ou em outras, e muitas vezes o tempo mal administrado pode arcar como muito prejuízo.
Felipe Damaceno disse…
A gestão de tempo pra mim é um diferencial , por que com ela administramos todos os compromissos , adequando o tempo necessário que cada compromisso precisa para que seja feito e concluído.
A priori, mediante ao artigo Aprendendo a aprender': 3 técnicas indicadas por cientistas para qualquer pessoa melhorar nos estudos, pode-se ressaltar as estratégias mais eficazes diante da perspectiva a qual esta descrita, é a Alternância de atividades para manter o cérebro eficientes, uma vez que quando surge um bloqueio na hora dos estudos de uma matéria, ou seja quando o aluno passa a ter extrema dificuldade em avançar o estudo em uma determinada matéria, a alternância de atividades acarreta em um preve descanso psicológico, haja vista que o longo tempo que ele ficou estudando em uma única matéria acarretou em um cansaço restringindo-o na continuação do absorvimento dos conteúdos dessa determinada tarefa. E a estratégia de Recordar ativamente, haja vista que ao fazer anotações de uma determinada leitura, conteudo, a repassagem a essas notações sejam elas pequenos tópicos, frases, mapas mentais, ajuda-nos a repassar de forma mais rápida e clara todo o conteúdo lido, fazendo nos lembrar de forma mais sucinta, objetiva e ativa as matérias já estudadas anteriormente.
Unknown disse…
A gestão de tempo nos ensina melhor como administrar a rotina do dia a dia. Ocupamos demais a nossa mente pensando em como fazer ou como agir. Para facilitar, temos a agenda de anotações, assim facilitando o nosso tempo. Estabelecer metas é um exemplo disso. Talvez a correria do cotidiano não nos permite fazer isso detalhadamente, porém, facilita se tivermos uma base de como administrar esse tempo, que por sinal é precioso.
Unknown disse…
A gestão de tempo é algo muito importante hoje para nós seres humanos, pois com toda essa correria do dia a dia precisamos nos reeducar e saber administrar o nosso tempo que pode ser algo muito difícil.
Estabelecer metas é uma tarefa essencial, pois podemos nos dedicar a cada etapa do processo. A gestão de tempo nos ensina a diferenciar oque é ou não importante para nós, saber que cada coisa tem seu tempo e pode ou não dar certo.
Saber planejar e administrar nosso tempo pode fazer um diferencial enorme em nossas vidas, basta traçarmos metas e objetivos e saber os administrá-lós para que sejam cumpridos.
Unknown disse…
Ter foco em uma coisa de cada vez é importante para que se tenha foco e assim evitar ao maximo distrações, sendo assim crie um blocos de prioridades e de tempo e assmi conseguira ter uma organização melhor.
Pedro Muller disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Muller disse…
De 0 a 10, acredito que 8.
Dentre as dicas listadas acima, creio que a número 4 da lista é a mais interessante para mim, uma vez que dificilmente consigo focar em uma mesma coisa por mais de 2h, sendo indispensável que analise a situação e neutralize estas distrações.
Este comentário foi removido pelo autor.
Ter como estratégia a organização e planejamento é de suma importância para aproveitarmos de forma correta nosso tempo, fazendo o gerenciamento de forma inteligente assim possibilitando as realizações de várias tarefas em menos tempo, aumentando a produtividade e evitando imprevistos por meio desse método, alcançando qualidade no tempo investido e todas as tarefas administradas.

Unknown disse…
A gestão do tempo é ideal para nosso dia dia, é de suma importância praticarmos essa habilidade em nossas vidas, nos ajuda a administrar nossas atividades em menos tempo, nos mantém mais organizados fazendo com que fiquemos mais responsáveis também. Acredito que a dica sobre ter foco em uma única coisa por vez auxilia ainda mais no desenvolvimento.
Unknown disse…
achei interessante a organizar as tarefas em blocos de tempo
ta ai uma coisa difícil de colocar em platica essa associação
Unknown disse…
Saber administrar o nosso tempo é fundamental, a instrução de foca em uma coisa por vez e evitar distrações foi estratégia que eu mais gostei, nos ajudaria administra bem o nosso tempo.