'Aprendendo a aprender': 3 técnicas indicadas por cientistas para qualquer pessoa melhorar nos estudos
- Paula Adamo Idoeta - @paulaidoeta
- Da BBC News Brasil em São Paulo
A volta às aulas às vezes é encarada com desânimo por muitos alunos, diante das dificuldades em aprender conteúdos difíceis ou se preparar para exames importantes, como o Enem.
Mas será que há jeitos mais eficientes de estudar e de aprender, diferentes daqueles a que recorremos sempre?
Um livro recém-lançado no Brasil coloca isso em discussão. Aprendendo a Aprender para Crianças e Adolescentes - Como se Dar Bem na Escola (editora Best Seller) foi feito por três pesquisadores: a PhD Barbara Oakley, professora de Engenharia na Universidade e Oakland (EUA) e pesquisadora de psicologia cognitiva, o PhD Terrence Sejnowski, especialista em neurociência e neurobiologia computacional, e Alistair McConville, diretor de aprendizagem e inovação em uma escola britânica.
Oakley é a criadora de um curso online gratuito de mesmo nome ("Aprendendo a aprender") que foi um dos mais populares da plataforma Coursera em 2018, com mais de 1,7 milhão de pessoas inscritas. A pesquisadora ensina a tirar melhor proveito da forma como o cérebro registra informações, com base em evidências científicas.
A experiência vem dela própria: como má aluna de matemática e ciências na escola, Oakley se dedicou a aprender essas disciplinas mais tarde na vida porque percebeu que com elas poderia melhorar suas perspectivas profissionais. O caminho para isso, diz, foi se tornar uma "boa aprendiz" e "mudar seu cérebro".
A seguir, a BBC News Brasil seleciona técnicas sugeridas por ela e os demais pesquisadores do livro, que podem ser úteis para alunos de qualquer idade — e em qualquer tipo de estudo.
1. Empacou em um exercício?
Nosso cérebro, diz Oakley, trabalha de dois jeitos diferentes, que se complementam no aprendizado: o modo focado (quando estamos prestando atenção a um exercício, a um filme ou ao professor, por exemplo) e o modo difuso (quando o cérebro está relaxado).
"Acontece que o cérebro precisa alternar entre o modo difuso e o focado para aprender de forma efetiva", explica a cientista. Ou seja, relaxar a mente muitas vezes permite encontrar soluções para problemas — é o motivo pelo qual às vezes temos boas ideias durante caminhadas ou depois de uma boa noite de sono, quando o cérebro entra no modo difuso.
Então, se você empacar em um exercício ou atividade, mesmo tendo entendido a explicação inicial (o que é fundamental para seguir adiante), Oakley diz que é preciso dar ao cérebro a chance de sair do modo focado e entrar no difuso, seja com uma pausa de cinco a dez minutos para fazer outra coisa, seja alternando entre exercícios.
"Quando você estiver empacado em um exercício de matemática, o melhor a fazer é mudar o foco e estudar um pouco de geografia. Assim, você conseguirá avançar quando voltar à matemática", sugere Oakley.
"Se você sempre fica empacado em uma disciplina, comece por ela quando for estudar. Assim, consegue alternar com outras tarefas ao longo do dia (e dá ao cérebro a chance de alternar). Não deixe o mais difícil para o fim, pois você já estará cansado e sem tempo para a aprendizagem difusa."
A propósito, enquanto Oakley defende a alternância de atividades para manter o cérebro eficiente, ela é contra o multitasking — fazer muitas coisas ao mesmo tempo, por exemplo, ficar no WhatsApp enquanto estuda. "É um erro. Só conseguimos focar em uma coisa por vez", diz ela. "Quando mudamos o foco de atenção, perdemos energia mental e nosso desempenho piora."
2. Costuma deixar estudos e tarefas para a última hora?
A estratégia que os especialistas sugerem para evitar a procrastinação requer um despertador (ou qualquer outro tipo de temporizador) e uma "recompensa":
- Desligue todas as distrações (celular, TV etc.) e marque o temporizador para 25 minutos. Concentre-se na tarefa o máximo que puder, sem alternar com outra. Não pare para comer e rejeite interrupções;
- Depois dos 25 minutos, dê a si mesmo uma recompensa (como assistir a um vídeo engraçado, ouvir uma música, brincar com o cachorro etc.) por cinco ou dez minutos. O anseio pela recompensa vai ajudar o cérebro a manter o foco nos 25 minutos de estudo. Isso vai colocá-lo em modo difuso e o ajudará a descansar, para então retomar o aprendizado com mais eficiência.
A sugestão é fazer esse procedimento quantas vezes forem úteis ao longo do dia para manter a motivação.
Explicar a um amigo ou escrever pontos-chave do aprendizado também ajudam o cérebro a guardar informações.
Mas talvez você se pergunte: para que estudar na segunda-feira se a prova é só na sexta? Oakley explica que deixar tudo para a última hora atrapalha o cérebro na hora de aprender.
Aprender, na prática, consiste em criar novas (ou mais fortes) correntes cerebrais. Quanto mais nos dedicamos a coisas novas, mais criamos correntes no cérebro. Quanto mais praticamos essas coisas e acrescentamos complexidade ao aprendizado, mais fortes e compridas ficam essas correntes.
Se você deixa o estudo para a última hora, não dá tempo para o seu cérebro fortalecer as correntes cerebrais — ou seja, para aprender de fato. O cérebro precisa, inclusive, de noites de sono para "ensaiar o que aprendeu durante o dia".
"Tempo e treino trabalham juntos para ajudá-lo a consolidar as ideias no seu cérebro. Se o tempo é curto, você não consegue criar novas estruturas no cérebro e ainda perde energia preocupando-se com isso", agrega Oakley.
"Quando aprendemos algo novo, precisamos revisar logo, antes que as espinhas dendríticas e as conexões sinápticas (termos técnicos que se referem à atividade em nossos neurônios durante a aprendizagem) comecem a desaparecer. Se elas desaparecerem, temos de começar o processo de aprendizagem todo novamente."
3. Esquece facilmente o que leu e aprendeu?
É comum a gente entender o conteúdo em aula, mas esquecê-lo quando vai estudá-lo em casa. Ou sublinhar o texto de um livro, mas mesmo assim não guardar na cabeça o que está escrito nele.
É que quando não praticamos o conteúdo, não focamos profundamente ou não damos tempo para ele ser assimilado, as conexões entre os neurônios do cérebro relacionadas àquele conhecimento podem facilmente desaparecer.
"Não se engane: quando você apenas lê suas anotações, a informação não entra na cabeça", diz a autora.
Para isso, Oakley ensina uma técnica chamada de "recordar ativamente", que significa trazer ideias-chave de volta à mente.
Funciona assim: leia com calma o texto e anote, na margem ou em outro papel, uma ou outra ideia que você achar crucial no texto. Agora, o mais importante: depois de ler alguns trechos, tire os olhos do livro e veja se consegue lembrar, sem olhar, as ideias-chave que anotou. Repita-as na sua mente ou em voz alta.
Depois, tente lembrar a mesma informação em horários e lugares diferente — outra forma interessante de fixar a informação na nossa cabeça.
"Pesquisas mostram que recordar ativamente durante estudos garante resultados melhores na prova", diz o livro. Isso porque "a técnica não apenas coloca a informação na memória, como constrói o entendimento".
Dicas finais:
- Antes de dormir, faça anotações ou repense sobre o que aprendeu no dia. "Isso abastece seus sonhos e sua aprendizagem", diz o livro;
- Olhou a solução de um exercício de matemática e acha que entendeu o conceito? Então pratique-o. Apenas ler a solução não vai consolidar o entendimento no seu cérebro;
- Não estude com a TV ligada. O som captura parte da sua atenção, mesmo que você não esteja efetivamente prestando atenção na tela. A mesma ideia vale para o celular, que "rouba" as correntes cerebrais que deveriam estar focando nos estudos;
- Dormir bem (constantemente, e não só no fim de semana) ajuda a consolidar o que você já aprendeu e a abrir espaço para aprendizados novos;
- Exercício físico faz novos neurônios crescerem, além de proporcionar momentos ótimos para estimular o modo difuso do cérebro, essencial ao aprendizado;
- Comida saudável e nutritiva, como frutas e vegetais, melhora a capacidade do cérebro de aprender e recordar.
Barbara Oakley diz que sempre tivemos interesse em melhorar nosso aprendizado — a diferença é que agora conseguimos usar a neurociência a nosso favor.
"Durante séculos, tivemos pouco conhecimento sobre como o cérebro realmente aprende", diz a pesquisadora por e-mail à BBC News Brasil. "Com a neurociência moderna, isso mudou. Por exemplo, podemos ver o que está acontecendo no cérebro, (mostrando que) reler e sublinhar são tão ineficientes se comparados com técnicas ativas, como relembrar, que promovem crescimento neural. Quando você entende como seu cérebro trabalha durante o aprendizado, é muito mais fácil usá-lo de modo mais eficiente e evitar técnicas que não funcionem."
Mas ela lembra que isso não dispensa um esforço individual.
"Como o bom aprendizado é geralmente mais difícil, nossa tendência às vezes é cair nas 'ilusões de aprendizado', de fazer as coisas do jeito fácil. Por exemplo, reler a página de um livro e achar que pegamos as ideias principais, mas não pegamos. Ou olhar a solução de um exercício e achar que entendemos como resolvê-lo, mas não entendemos. (...) Se você souber como usar seu cérebro com mais eficiência, vai economizar muito tempo, evitar muita frustração e expandir seus horizontes de aprendizado — até mesmo para matérias para as quais você acha que não tem aptidão."
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48821567
Comentários
O modo focado e o modo difuso são formas de melhorar nossa compreensão sobre determinado assunto a ser aprendido, uma vez que tais modos precisam se alternar para que haja uma absorção total do conteúdo.
2° A estratégia utilizada pelos especialistas para evitar a procrastinação nos estudos, ao utilizar um temporizador e recompensar o cérebro com algo desejado parece ser de modo muito eficaz no que diz respeito ao aprendizado, uma vez que sempre nos esforçamos ao saber q seremos recompensados ao concluir uma atividade. Assim sendo, trata-se de uma estratégia muito eficaz para ser aplicada aos estudos.
3° A ideia apresentada de escrever palavras-chave em locais de destaque, que nos possibilita relembrar o assunto abordado, nos auxilia no aperfeiçoamento de nossos estudos.
2. O segundo tópico fala em sempre evitar procrastinação e sempre se policiar horários, para melhor fixar o conteúdo, evitando fazer em ultima hora para melhor memorizar.
3. No terceiro nos fala que quando não praticamos , não memorizamos o conteúdo, então sempre anote e tente resolver depois , tente sempre lembrar em outros momentos para fixar em sua mente o que aprendeu.
2)O segundo tópico fala de evitar a ter procrastinação, que acaba trazendo prejuízo no aprendizado. temos que tirar algumas horas para estudar que aprendemos, e ter descanso por nosso cérebro para fixar o conteúdos estudado sem ter procrastinação.
3) No terceiro tópico nos fala quando não praticamos o que estudamos no conteúdo, acabamos esquecendo facialmente que aprendemos. Termos que ler com calma os textos e anotar em um papel as ideia crucial do texto, e tentar lembrar o que estudamos em lugares e momentos diferente para fixar o conteúdo na nossa mente.
A informação referente aos dois modos do cérebro (focado e difuso) me deixaram surpresa, pois os dois estados auxiliam no processo de estudo.
Gostei muito da dica de relembrar ativamente, sendo em locais e horários diferentes, abrindo assim um caminho para não esquecermos do conteúdo que foi estudado.
2. O segundo tópico é sempre evitar a procrastinação, sempre monitorar o cronograma para fixar melhor o conteúdo e evitar fazê-lo na última hora para lembrar melhor.
3. Na terceira, ele nos diz que quando não estamos praticando, não memorizamos o conteúdo, então sempre anote e tente consertar, e outras vezes tente sempre lembrar de fixar em sua mente O que você aprendeu .
O segundo tópico referente as atividades realizadas na última hora, foi a que mais me identifiquei. As estratégias apresentadas para diminuir esses acontecimentos são claras, de fácil entendimento e excelentes para por em prática.
O depoimento de Oakley, sobre ter uma boa noite de sono, um tempo maior para o cérebro absorver o conteúdo para melhor compreensão, me faz procurar a organizar mais o meu tempo e o quanto isso é importante para que isso não ocorra mais.
Aluna: Nathalia Nascimento Santos
E a anotar os pontos chaves assim facilitar a memorização por tópicos.
outra foi a de palavras chaves para recordar o conteudo.
Passarei a utilizar a técnica de tempo de atenção e recompensa, para ter diversos momentos produtivos, seguidos de descanso/recompensa, para prolongar os espaços de atenção focada, e descansar o cérebro no modo difuso.
E também sobre meios que possam nos ajudar a decorar um conteúdo: Como anotar trechos importantes, grifar palavras chaves nos texto, meios para que seja mais simples de compreender o que foi lido.
ALEHANDRO TEOTONIO
Acredito que com esta técnica de estudo, vai ajudar a manter o foco durante os estudos pois requer disciplina, porem também existe pausas para motivar a mente manter foco, ajudando na motivação de terminar o planejamento com a sensação de dever cumprido sem desgaste mental.
Para quem e monocular esta estratégia também ajuda a não forçar tanto a visão, por este motivo entre os outros citados essa técnica me chamou atenção.
2 eu gostei muito da 2 opção mas isso só daria certo em casa na sala de aula seria um problema.
A opção 3 - é interessante vou tentar
As dicas finais são essenciais nos estudos concordo plenamente dormir faz com que o corpo descanse no qual o dia seguinte podemos estar mais disponíveis.
Outro modo que gostei muito foi a de não deixar as coisas para última hora, isso acaba atrapalhando nosso aprendizado juntando muitas informações no cérebro acaba atrapalhando.
Me mudar de cidade
conseguir entra na UNIR
e não desistir de mim.
Qual o significado para VOCÊ das 03 (três) primeiras imagens?
vejo que cada degrau e uma conquista e que sim cada um de nos tem seu tempo mas se não corremos atras dele o tempo passa e o topo q te esperava por nos não alcançaremos.
Começar o curso de administração ser uma pessoa, que busque aprender o máximo com os professores e fazer networking para futuras oportunidades de pesquisas e projetos.
Qual o significado para VOCÊ das 03 (três) primeiras imagens?
- Com pequenos passos chegamos em lugares se quer imagináveis.
- Precisamos saber aproveitar o hoje e não ficar sofrendo pelo futuro.
- A virtude da empatia em se colocar no lugar dos outros.
Gostei muito de ler as dicas finais e acho incrível como o nosso bem-estar interfere em todas as áreas da nossa vida, por isso a importância de cuidar da nossa saúde!
Gostei da estratégia de estudar por 25 minutos e fazer um intervalo para dar um descanso a nosso cérebro.
R: As dicas que mais gostei foi a de fazer anotações antes de dormir e a outra é a técnica de estudar por 25 minutos e descansar 10 e assim retomar novamente com a mesma técnica. Sendo que ambas das técnicas vistas no artigo são bastantes eficazes.
R: A técnica dos 25 minutos de estudo e 10 de descanso, que ajuda o cérebro a assimilar o conteúdo adquirido durante o estudo e o prepara para a próxima parte (de estudos).
R: Gosto de preparar o ambiente antes do estudo, deixar a mesa organizada e com tudo que preciso para o momento, assim como um copo de agua ou até mesmo café.
Fazer uma pausa de uns 10 min, levantar dar uma vota na casa ou até mesmo olhar o celular também faz parte, assim consigo voltar com mais foco ao estudo.
Uma das estratégias que me chamou a atenção no artigo é a técnica de alternar entre o modo focado e o modo difuso durante o aprendizado. Essa técnica destaca a importância de dar ao cérebro momentos de relaxamento e mudança de foco para facilitar o processo de aprendizagem, além disso, a sugestão de começar o estudo com a disciplina na qual se tem mais dificuldade se torna um fator interessante.
a tecnica de escrever informações inportantes do texto, é boa pois já fiz algumas vezes e ajuda a recordar informações mais complicadas
De fazer um exercício durante 25 minutos sem distrações mais com uma recompensa após esse tempo, porque gera um desejo de querer fazer, ser melhor, aprender para ter a recompensa o troféu de não pensar que aquilo foi algo em vão e sem sentido
O modo focado e difuso, porque reconhece a importância de dar ao cérebro momentos de descanso, o modo focado facilita a concentração em uma tarefa específica, o modo difuso promove a criatividade e a resolução de problemas de maneira mais livre.
Gostei de duas estratégias, recordação ativa, pois esta técnica envolve trazer à mente ativamente as principais ideias do material de estudo e a técnica revisão regular e sono adequado, pois revisar o material de estudo em intervalos regulares e garantir um sono suficiente são importantes para fortalecer as conexões neurais relacionadas às informações aprendidas.
R=A 3 "Recordar ativamente", foi que eu mais gostei, pois ligeiramente me vi nessa situação e assim passarei a utilizá-la.
2- Fala de como evitar as distrações que prejudicam a concentração na hora dos estudos, tirar alguns minutos de descanso ajuda a relaxar o cérebro.
3- Ler com calma e fazer anotações em um papel sempre que tiver ideias repetindo-as em sua mente.
Gostei da recordação ativa pois envolve a técnica de estudo e técnica da revisão
R: O antigo por si é muito bom de ser lido, pois mostra mais o menos como funciona o nosso cérebro. Sem dúvidas relaxar a mente permite solucionar problemas, como ter pausas durante o estudo, praticar e estudar com antecipação, invés de deixar para a última hora e sempre ler com atenção e na prática perguntar para si mesmo o que aprendeu e tentar lembrar durante o dia a dia. Essas estratégias foi o que mais me chamou atenção no artigo. Na prática o modo em dar pausa durante o escuto é primordial para mim, pois ajuda no foco e não desgasta tanto a ment, mediante aos outros destaques pretendo aderir mais.
R: A estratégia mais eficiente que vejo para ser aplicada é a segunda, de sempre deixar o lazer para depois, como uma recompensa, terminando primeiro meus trabalhos e atividades acadêmicas.
2. O segundo ponto destaca a importância de evitar a procrastinação e seguir um cronograma disciplinado para reter melhor o conhecimento, evitando deixar tudo para a última hora para uma memorização mais eficaz.
3. No terceiro ponto, enfatizamos que a prática é essencial para a memorização do conteúdo; portanto, recomenda-se fazer anotações e revisar posteriormente, além de tentar lembrar em diferentes momentos para fixar o aprendizado na mente.
A 1 pois geralmente entendo o assunto mas acabo não conseguindo avançar nos exercícios por estar com o cérebro acelerado, dou um tempo para relaxar e seguir para os exercícios.
E a 3 pois normalmente esqueco o que acabei de ler mas as anotações ajudam a me recordar, mas vou aplicar a estratégia da maneira do artigo, repetindo e dizendo em voz alta as anotações para fixar melhor o conteúdo algo que eu não fazia.
Resposta:Eu gostei das estratégias 2 e 3. A 2 pois eu me distraio rapidamente e com o a técnica de um estudo de 30 minutos e com um descanso de 5 minutos acaba ajudando a manter o foco pois seu cérebro não fica tão cansado. E a 3 por que para mim a melhor forma de aprendizado é por meio da escrita/resoluções de atividades e por leitura em voz alta, a técnica da Oakley "recordes ativamente"envolve os dois processos o de leitura e leitura em voz alta.
R: Eu gostei da estratégia 1, que destaca a importância de dar um respiro ao cérebro quando nos deparamos com um bloqueio durante os estudos. Ela explica que nosso cérebro funciona melhor quando alternamos entre períodos de concentração e momentos de relaxamento, conhecidos como modos focado e difuso. Assim, sugere fazer uma pausa breve para mudar de atividade ou trocar para um assunto diferente para permitir que o cérebro se recupere e encontre novas soluções.
Ela enfatiza que é melhor não deixar as matérias mais desafiadoras para o final do estudo, quando já estamos cansados.
R:O método focado e difuso, porque alternar entre estudar com foco e fazer pausas pode ajudar a lembrar mais do que aprendeu e evitar cansaço, fazendo que o estudo seja mais eficiente e agradável.
Gostei da segunda, pois é melhor nois deixar a vida social de lado um pouco, e focar mais nas atividades academicas, pois um dia a vitória vem.
resposta:
o método do timer ( que conheço como método pomodoro)
ja testei e acho muito eficiente!
o método de fixação ainda não conhecia, mas achei muito interessante, e com certeza irei testar na prática.
R: Gostei da estratégia de modo focado e difuso, pois é necessário haver um equilíbrio em tudo que nos propomos a fazer, se enquadrando também nos estudos e aprendizagem de modo geral.
R:Gostei da estratégia que precisamos deixar o cérebro em modo focado e modo difuso, ou seja, quando estivermos concentrado fazendo uma atividade e empacarmos nela, precisamos relaxar (deixar o cérebro em modo difuso), fazendo algo que possamos relaxar e até mesmo começarmos fazer outra atividade e depois voltar para a mesma.
E a estratégia dos 25 minutos, estudar sem interrupção uma matéria, depois descansarmos por uns 10 minutos (assistindo um vídeo, brincar com algo...) e depois voltar a estudar.
Acredito que essas duas estratégias sejam fundamentais para um aprendizado eficaz.
Eu particularmente nunca fiz o teste de nenhumas dessas porem acho que se você conseguir se desligar das coisas a sua volta e fazer pausas para descansar, e também quando empacamos em algo mudar o conteúdo para que após voltar você consiga avançar essa foi a única técnica que já avia feito e sim ajuda muito a conseguir de fato compreender e resolver.
Aprendi também , a Realizar testes sobre o material estudado. Isso ativa a memória e melhora a retenção a longo prazo.
Achei interessante a ideia de estudar por 25 minutos o mais concentrada possível, e "descansar" por 5 ou 10 minutos. Assim tendo esses tempo de "descanso" podemos relaxar para podermos ser mais eficiente nas atividades.
A soluções de um exercício, pois acredito fielmente que qualquer aprendizado só se solidifica pondo em prática,passando por experiência,observação,estudo e prática.
As estratégias que mais gostei foi a 25 minutos de estudos, onde temos que estudar sem distração, sem barulho, onde que muito das vezes acaba tirando a nossa concentração, e depois em seguido um agrado a Recompensa de 5 minutos que precisamos, tanto para nosso corpo como para mente descansar, para estimular o que foi aprendido, e em seguida volta novamente estudar, os 10 minutos com que ainda restam ser estudadas com mais eficiência.
Alternar o modo de estudo entre focado e difuso ,fazendo pequenas pausas para descanso.
Quando for estudar começar pela disciplina que tiver mais dificuldades, explicar a um amigo e escrever postos-chaves ajudam o cérebro a guardar informações.
Nunca deixar para ultima hora o cérebro precisa de noites de sono para ensaiar as informações.
A estratégia que eu mais gostei foi a de quando a gente empaca em algum exercício, a estratégia dela e alternar com outras atividade como ela disse trocar para atividades de geografia para assim conseguir colocar o celebro no modo relaxado e permitir encontrar uma solução para quando voltar ao exercício.
R: Entre as técnicas citadas acima, a que me chamou atenção e que me identifiquei foi a:
"recordar ativamente, que significa trazer ideias-chave de volta à mente. Funciona assim: leia com calma o texto e anote, na margem ou em outro papel, uma ou outra ideia que você achar crucial no texto. Agora, o mais importante: depois de ler alguns trechos, tire os olhos do livro e veja se consegue lembrar, sem olhar, as ideias-chave que anotou. Repita-as na sua mente ou em voz alta.”
R: Entre as técnicas apresentadas no artigo, acredito que desligar as distrações e a revisão ativa sejam eficazes, pois com as distrações tendemos a desviar a atenção para outras coisas interferindo na retenção do conteúdo, além disso, é da natureza humana esquecer aquilo que não é visto com frequência. O cuidado com o sono, alimentação e exercícios físicos também são fatores importantes na rotina de aprendizagem.
Dica 1: empacou no exercício: Bárbara Oakley diz que devemos fazer uma pausa e “relaxar“ o cérebro ou fazer outra atividade e depois retornar novamente a primeira disciplina; Ela fala também sobre não deixar o mais difícil para o final
Dica 2: desligar as distrações: quando desligamos os nossos celulares , TV e nos concentramos ao máximo na disciplina, estudar por 25 minutos e depois dar a si mesmo uma recompensa, como: assistiram a um filme , brincar com um cachorro ou fazer algo que goste, e isso nos leva ao anseio da recompensa e ajuda o nosso cérebro manter o foco por 25 minutos
Dica 3: recordar ativamente: a ler um texto com calma e anotar o que achou importante com palavras chaves e reler o texto novamente depois disso tirar os olhos, para ver se consegue lembrar o que você anotou, tentar lembrar em lugares diferentes e horários. Bárbara Oakley também fala sobre não estudar com TV ligadas som que tira em nossa atenção dormiu bem fazer exercícios e comer de forma saudável.
A dica que fala sobre colocar o Temporizador de 25 minutos para se concentrar e estudar em seguida se auto-recompensar me chamou bastante a atenção, pois tenho uma certa dificuldade de manter o foco por muito tempo em uma atividade e sinto que isso afeta o meu aprendizado.
Achei interessante sobre procastinação, é muito importante ese foco nos estudos e com essa técnica de recompensa e parar de se destruir com as outras coisas.
Outro ponto importante é evitar a procrastinação, que atrasa os estudos e prejudica o rendimento. Para isso, é essencial criar uma rotina com horários definidos para estudar, mas também reservar momentos de descanso. O equilíbrio entre estudo e pausa é fundamental para o cérebro absorver as informações com mais eficiência.
Por fim, é importante praticar o que foi estudado. Quando não colocamos o conteúdo em prática, acabamos esquecendo com facilidade. Uma boa dica é ler os textos com atenção, anotar os pontos principais e tentar lembrar das ideias em diferentes momentos e locais. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e manter as informações na memória por mais tempo.
Com essas estratégias simples, é possível melhorar o desempenho nos estudos e aprender de forma mais eficiente.