COMO CRIAR UM PLANO DE CARREIRA DE SUCESSO

COMO CRIAR UM PLANO DE CARREIRA DE SUCESSO

Não importa se você está buscando um trabalho ou mudando de carreira, todos os profissionais devem ter um plano de carreira. O plano de carreira ajuda a guiar você na direção certa, auxiliando na tomada de decisões importantes para o seu futuro, além de facilitar a construção de currículo.

Portanto, se você ainda não tem um plano de carreira, ou se seu plano está desatualizado, agora é o momento de criar um. Veja como:

Estabeleça objetivos:

O primeiro passo para elaborar um plano de carreira é estabelecer objetivos. Quais são seus objetivos profissionais? Você quer ser gerente? Diretor? CEO? Ou você quer se aposentar cedo? Ou ainda, você quer trabalhar apenas horas por semana?

Independentemente dos objetivos que você estabelecer, é importante que eles sejam realistas e alcançáveis. Para isso, é necessário analisar o mercado de trabalho atual e as oportunidades que estão disponíveis.

Analise a situação:

Depois de estabelecer objetivos, você deve analisar a situação atual. Quais são seus pontos fortes e fracos? Quais são as suas habilidades e qual é o seu nível de qualificação?

Também é importante analisar a situação do mercado de trabalho. Quais são as oportunidades disponíveis? Quais são as empresas onde você gostaria de trabalhar?

Planeje ações:

Assim que você tiver respondido a essas perguntas, você já estará pronto para planejar as ações a serem tomadas. Quais são as suas metas de carreira? Quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo?

É importante ter um cronograma de ações, de modo que você possa definir um plano de ação que seja realista e possa ser cumprido.

Tome decisões:

Durante o processo de planejamento de carreira, é importante que você tome decisões importantes. Essas decisões incluem:

  • Quais cursos de qualificação você deve fazer?
  • Com qual empresa você gostaria de trabalhar?
  • Quais são os seus objetivos de salário?
  • Quando você quer se aposentar?

Mantenha-se focado:

Manter-se focado é um dos principais desafios para qualquer pessoa que está planejando a carreira. É importante ter persistência e persistir até alcançar os objetivos.

Ao manter-se focado, você terá uma visão clara do que precisa ser feito para atingir os objetivos estabelecidos.

Adapte-se:

O mercado de trabalho está sempre em mudança e é importante que você esteja disposto a se adaptar. As habilidades e conhecimentos que você adquire hoje podem não ser necessários daqui a alguns anos.

É importante estar atento às mudanças e adaptar o seu plano de carreira de acordo com elas.

Evite o estresse:

Planejar a carreira pode ser muito estressante, especialmente se você estiver tentando alcançar objetivos difíceis.

Para evitar o estresse, é importante que você faça pausas durante o planejamento e que você estabeleça metas a curto prazo.

Tenha um apoio:

É importante ter um apoio durante o processo de planejamento de carreira. Quem pode ser seu apoio? Seus pais, seus amigos, um coach?

É importante ter um apoio para que você possa ser incentivado a seguir em frente e alcançar os seus objetivos.

Agora que você sabe como elaborar um plano de carreira, a pergunta que fica é: você tem um plano de carreira? Caso a resposta seja negativa, é hora de criar um. Se a resposta for positiva, é importante que você revise o seu plano de carreira e garanta que ele esteja alinhado com os objetivos atuais.

Comentários